Criminalidade na pandemia: Como se proteger
O mundo enfrenta uma das piores pandemias da história, e ela não reflete apenas na saúde da população. Diversos outros fatores acabam sendo impactados pelos reflexos, inclusive o comportamento da sociedade e as influências na economia.
Segundo um estudo feito pelo Nexo Jornal, a elevação da taxa de desemprego, o confinamento e a necessidade crescente das camadas da sociedade, fez com que o risco do aumento da criminalidade com o avanço da pandemia se tornasse algo preocupante para empresas e até para hospitais.
Houve uma preocupação de que o descontrole social pudesse levar a saques e outras ações criminosas, principalmente pelas camadas mais atingidas pelo corte de renda causado pelo coronavírus e as quarentenas Brasil afora, porém o número de crimes contra o patrimônio (entre furtos de veículos e de celulares) apresentou queda, devido ao menor número de pessoas circulando pelas ruas.
Entretanto, com o fechamento de lojas em cidades onde as medidas são mais restritivas, acende-se o alerta: Regiões mais desertas tendem a ser convidativas para os furtantes, e é nessas horas que o comerciante pode considerar reforçar seus sistemas de segurança.
Com as lojas abertas, o monitoramento pode ser realizado internamente, através dos funcionários ou circuito interno de TV. Porém, com as portas fechadas, a melhor opção é investir em equipamentos que permitam o monitoramento à distância, como as câmeras IP, que podem ser acessadas via internet, de qualquer lugar onde o proprietário esteja.
A pandemia ainda deixa muitas incertezas no ar, mas de uma coisa estamos certos: A prevenção, seja na saúde ou na segurança, é o melhor remédio. Conte com as soluções da Asatec para equipar e garantir a tranquilidade do seu negócio em um momento tão desafiador como esse! Confira nossos produtos.